A preocupação com a saúde e qualidade de vida vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje. As pessoas têm buscado hábitos mais saudáveis, principalmente em relação aos cuidados com o corpo. Encontra-se em todas as cidades, clubes e academias lotadas de jovens e adultos que procuram uma vida mais saudável. Porém, muitos não conseguem permanecer nessas modalidades por não se adaptarem às praticas convencionais.

As aulas de Parkour surgem com a intenção de oferecer uma nova alternativa de exercício físico e mental, já que desenvolvem tanto o aspecto físico por meio da sua prática, quanto valores de cidadania por meio de sua filosofia.

Trata-se de uma atividade que está crescendo no mundo todo e ganhando muitos adeptos no Brasil.

Aulas para Crianças (7 à 11 anos)

Aulas para crianças - Colégio OPET

A infância é a fase das descobertas. É onde as crianças exploram as possibilidades de movimentação do seu corpo. Passam a conhecer e interagir melhor com o ambiente. Mas é nessa fase que criam seus bloqueios mentais, medos e traumas.

É de grande importância que a criança tenha um bom desenvolvimento na infância. Por meio do Parkour é possível educá-la fisicamente, trazendo um melhor desenvolvimento de suas habilidades motoras. Faz-se necessário ensinar a criança a lidar com os riscos, ao invés de apenas limitar seu desenvolvimento.

Além disso, o Parkour é uma atividade não competitiva. Sendo assim, auxilia na formação de um cidadão que visa a cooperação. Isso faz com que a criança aprenda muito mais que movimento, mas valores sociais, auxiliando na formação do seu caráter.

As aulas periódicas de Parkour utilizam brincadeiras para desenvolver toda a consciência corporal necessária para uma vida em liberdade, aprendendo a respeitar o corpo e o ambiente. Usando a criatividade, a criança encontrará na diversão a preparação ideal para uma vida saudável e uma educação de movimento completa.

“É preciso deixar a criança correr, gritar, fazer, enfim, deixá-la ser um ser de vigor, e prontamente o será de razão.” (Rousseau, 1990)

Aulas para Adolescentes (12 à 18 anos)

Aulas para Adolescentes

Caracterizada por suas intensas modificações físicas, psicológicas e sociais, a adolescência é vista por muitos como uma fase complicada e muitas vezes decisiva na formação pessoal.

A utilização do Parkour como disciplina educacional para os adolescentes é muito eficaz nesse período da vida, pois trará todas as melhoras físicas e trabalhará com a consciência social de cada aluno. A ausência de competições cria uma nova visão sobre as práticas desportivas, fazendo com que o jovem reconheça suas dificuldades e supere-as.

Em alguns casos, competições podem proporcionar maior agressividade por parte do adolescente, que se encontra em uma fase de grande instabilidade emocional. Com o Parkour, ele irá atingir um nível de consciência que visa a auto superação e o buscar o melhor de si, ao invés de buscar ser melhor que o próximo.

A prática vai muito além do que um simples hobbie, é uma das bases que irá construir um cidadão responsável, corajoso e autoconfiante.

“A alegria esta na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamente dita.” (Gandhi)

Aulas para Adultos

Aulas para adultos - Lucas e Rafael

Com o conhecimento sobre os benefícios do exercício físico, a cada ano cresce mais a procura por uma vida ativa. O Parkour torna-se uma nova alternativa para construir uma vida saudável.

Em uma mesma aula, o Parkour promove grande gasto calórico e fortalecimento da massa muscular. Além de trabalhar muito com a concentração daqueles que praticam.

Nessa busca por uma melhor qualidade de vida, a pessoa pode utilizar dessa prática inovadora para treinar seu corpo e aliviar o estresse e a tensão causada pelas atividades do dia-a-dia.

Para aqueles que querem fugir dos moldes de exercícios das academias e aqueles que não se adaptaram às praticas convencionais, mas não querem deixar de fazer exercício, o Parkour é a escolha certa.

Parkour Adaptado

Um fato marcante na sociedade moderna é a inclusão de deficientes, obesos e pessoas na melhor idade nas práticas desportivas.

Os benefícios de uma atividade física para qualquer pessoa são comprovados pela ciência. A fim de melhor qualidade de vida, lazer e integração, a prática de Parkour trará maior equilíbrio, coordenação, força, resistência além de melhorar aspectos psicológicos como autoconfiança, determinação, força de vontade, motivação entre outras melhoras no dia-a-dia.

No Brasil e em todo mundo podemos encontrar vários exemplos de superação, que provam que o praticante pode adaptar o Parkour de acordo com suas limitações e dificuldades físicas.

O Parkour não se baseia em movimentos espetaculares e de alto risco, pelo contrário, é uma prática que respeita a individualidade biológica do praticante. Sendo assim, pode ser praticado por qualquer pessoa, independente das suas limitações.

As aulas são voltadas a explorar os movimentos naturais do corpo, que muitas vezes são esquecidos e inutilizados por conta do nosso estilo de vida atual. Iremos resgatar no aluno a liberdade do movimento, fazendo com que ele amplie as suas possibilidades trazendo melhoras pra sua vida.