nova academia – slide 1

O que é Parkour?

O Parkour é uma prática que tem por objetivo desenvolver habilidades que possibilitem melhor movimentação. Força, resistência, agilidade, precisão, noção espacial, equilíbrio, tempo de reação e criatividade são algumas dessas habilidades desenvolvidas com o Parkour. A ideia é que nenhum obstáculo impossibilite o praticante de seguir à diante em seu percurso.

A atividade utiliza de movimentos naturais do corpo humano como correr, saltar e escalar, combinadas com técnicas específicas que melhoram o desempenho do praticante perante o ambiente. Trata-se de uma prática que explora todo o potencial físico e mental de quem pratica. Há necessidade de desenvolver o corpo, que é usado como única ferramenta. O Parkour é acessível a qualquer um, em qualquer lugar, bastando estar com uma roupa confortável, um par de tênis e força de vontade.

Tudo começou na França por volta da década de 80, com o nome de Art du Deplacement (Arte do Deslocamento). Baseado na disciplina militar Parcours du Combattant, o Parkour foi um dos nomes utilizados para descrever a prática. Entre os precursores do Parkour, destaca-se o francês David Belle, porém hoje o Parkour conta com praticantes em diversos países ao redor do mundo.

O Parkour também traz muitas vantagens para a vida pessoal e social de quem o pratica. Uma disciplina que preza a liberdade de movimentação e a superação de obstáculos sejam eles físicos ou mentais, levando o praticante a explorar suas limitações e superar suas dificuldades de forma divertida e saudável.

Parkour ou Le Parkour?

Há um erro de tradução e entendimento no Brasil, onde muitas pessoas acreditam que o nome da prática é “Le Parkour”. A palavra “Le” nada mais é que o artigo masculino “o” em francês. Sendo assim, é correto afirmar que o nome da prática é Parkour. (sem o ‘Le’ ).  O nome Parkour é inspirado no percurso de treinamento militar francês chamado Parcours du Combattant. A palavra Parkour surgiu como uma modificação da palavra “Parcours” para dar significado a atividade. Parcours significa “percurso” em Francês. O ‘c’ foi substituído pelo ‘k’ para dar um tom mais agressivo, e o ‘s’ foi retirado pois não é pronunciado, sendo assim, não é eficiente, como o Parkour!

O termo “Le Parkour” popularizou no Brasil quando não haviam muitas informações sobre a prática. Porém, agora você pode ajudar a galera espalhando uma informação correta. Topa? 😀