Header Image
Como começar Parkour

Como começar a praticar Parkour

A cada ano o Parkour tem crescido ainda mais em todo o mundo. Milhares de praticantes pesquisam sobre o assunto e iniciam sua jornada com os mais diferentes objetivos. Hoje no Brasil existem duas principais formas de iniciar na prática do Parkour, por meio de aulas e os chamados “treinos livres”.

Com a crescente demanda de iniciantes, profissionais do exercício e praticantes experientes passaram a aprimorar suas habilidades de ensino. Hoje torna-se muito mais fácil iniciar na prática. Empresas como nós, da Ponto B, dedicam tempo e trabalho para desenvolver metodologias que possam atender diversas pessoas, de diferentes idades e históricos de atividade física.

Os treinos livres são os meios tradicionais, a galera que já treina ‘por conta’, marca treinos pelas redes sociais, e um iniciante pode comparecer lá. Diferente das aulas, não terá alguém lá 100% destinado a ensinar, mas é um bom meio de conhecer a comunidade do Parkour.

Seja qual for o meio que você deseja iniciar a prática, abaixo seguem algumas dicas sobre como se conhecer mais, conhecendo o Parkour. 😀

Entenda o parkour

Parkour é um método de treinamento para evolução própria através da aprendizagem de mover-se naturalmente e superar os obstáculos. Os princípios que você aprende com o parkour podem ser aplicados a todos os aspectos da vida. Os benefícios vão desde os efeitos imediatos, como a habilidade de se mover de forma eficaz em situações difíceis, a efeitos de longo prazo, como aumentar a confiança em seu corpo, autocontrole e tornar-se mais seguro e positivo em relação a você e ao ambiente em que está. Pesquise, estude, veja vídeos e documentários o quanto puder.

É isso que você quer?

Uma vez que você entender o que é a prática do parkour você pode tomar sua decisão, se quer começar ou não. Se você decidir que a arte não é para você, então tudo bem. Se você decidir que quer tentar praticá-lo, então você precisa começar a aprender como. Tudo que você precisa para começar a treinar é o desejo de treinar. Nenhum equipamento especial, apenas sua determinação. Cuidado! Um dos maiores obstáculos entre o iniciante e o Parkour é o preconceito. Muitas pessoas se consideram ináptas ao Parkour, como se fossem necessários pré-requisitos para iniciar na prática. Independente da sua idade, gênero e característica física, se você quiser, o Parkour é para você também.

Fazer acontecer

Ao praticar o parkour é preciso aprender muito sobre como seu corpo e mente funcionam e você precisa chegar lá de alguma forma. Muitos de nós, que começamos sozinhos, aprendemos o parkour na marra, vendo vídeos, conversando e tentando as coisas novas. É um ótimo caminho, e se você optar por ele, tenha certeza que daremos a maior força no que for possível. No entanto, ter uma pessoa experiente que aponte na direção certa pode ser valioso nesse processo, e esse é o principal objetivo do Ponto B, auxiliar você em sua busca.

 

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL

 

Conheça seu corpo

Antes que você possa saber como melhorar o seu corpo, você precisa conhecê-lo, e saber como ele funciona. Tire alguns dias para testar seu corpo um pouco além de seus limites, sem perigo para si mesmo. Isto vai te dar noção suficiente para saber o que você pode fazer, e também o que ainda não pode. Lembre-se, é importante deixar o seu corpo se recuperar dos treinos, sem descanso não há evolução.

Teoria e exercício

A pessoa na melhor posição para avaliar a sua condição é você. Você tem acesso a uma enorme gama de sensações e sentimentos do seu corpo que mais ninguém tem, sendo assim, você deve saber a hora em que está cansado e deve parar, a hora em que seu medo vai deixar você saltar, ou não. E mesmo se você já está forte e em forma, você ainda precisa ter certeza de entender a teoria, o ‘como fazer’, isto porque as exigências físicas do parkour são geralmente muito diferentes do que outras atividades e geralmente muito específicas.

Faça seu treino

Depois de entender os princípios gerais de como treinar, saber o que seu corpo é capaz de fazer e  ajustar os exercícios de acordo com seus princípios, você vai chegar a um ponto onde sentirá o que deve treinar e com que frequência e intensidade deve faze-lo. Provavelmente você cometa alguns erros de primeira, mas aos poucos você chegará a entender melhor as coisas e poderá  julgar a sua forma de treino melhor e com mais precisão. Para aqueles que optarem por aulas, haverá um profissional diariamente pensando nisso por você. Mesmo assim, na Ponto B nós focamos em desenvolver autonomia no aluno. Nossos alunos sabem o que estão treinando, e os por quês. Isso é muito importante pois você age de forma ativa na sua melhora dentro da prática.

Viva o seu Parkour

No começo, é aconselhável que você se concentre na melhora das aptidões físicas como uma plataforma para o resto de sua formação. Os treinos podem ser divididos em treinos técnicos e treinos físicos. A técnica concentra-se na coordenação e precisão dos movimentos, os exercícios físicos concentram-se em torna-lo mais apto e mais forte. Todas as técnicas de movimento exigem um determinado nível de força e aptidão para serem executadas de forma eficaz, a evolução da técnica precisa ser lenta, isto para que você tenha tempo para se acostumar com cada movimento.

Acima de tudo, ouça seu corpo, e em caso de dúvidas, vá devagar, pergunte, esclareça. Se você tentar evoluir muito rápido, pulando algumas etapas, você tem uma boa chance de se machucar e atrasar mais ainda seus treinos. A maioria dos problemas podem ser resolvidos simplesmente analisando o ambiente e a condição de seu corpo. Varie, busque coisas novas, sinta o movimento, sinta o ambiente, viva o seu momento, viva o seu percurso.

Cuide-se, e acima de tudo, divirta-se! Bons treinos!

 

Comentários

comentários

36 thoughts on “Como Começar

  1. Ola… Sou amador, gosto de saltar alguns obstáculos quando vejo que é possível, pena eu ñ conhecer alguém que me acompanhe. Gostaria de saber lugares onde amadores como eu se encontram de forma natural para treinar Parkour… Ñ sei c é normal, mas quando ando nos shopping, praças e etc, a vontade é de sair correndo rsrsrs. ”PARKOUR chemin de la vie”

  2. Adorei o PARKOUR e sua pagina na web , por isso decidi começar a praticar se enformarei e pretendo começar em breve as minhas aulas !!!!
    `´ tomare que minha mãe deixe-me fazer ´´ rs

  3. Oi, estou interessado, oq faço para começar? é so chegar aí, ou faço a matrícula em algum lugar antes? se for matrícula, onde? quando?

    • Olá Rafael, tudo bem?

      Na verdade, é só chegar! :)
      Como você é menor de idade, apareça com os seus pais ou responsável. Na PUC-PR você deverá fazer a matrícula na secretaria, mas para a aula experimental é só aparecer, é de graça!

      Aquele calendário em nosso site serve para todos os meses do ano. Para ver os valores é só clicar na turma desejada, lá no calendário mesmo. (www.aulasdeparkour.com.br/aulas)

      A princípio, você se enquadra na aula infantil, mas dependendo do seu rendimento, poderá passar para a turma dos adultos.

      Aguardamos você por lá. Até mais.

      Lucas Lima.

  4. Eu queria começar a treinar mais porém eu tenho dúvidas porque eu sou gordo mas eu tenho saúde quanto é para ter aulas particulares muito obrigado.

    • É só aparecer em uma aula! Aconselhamos você a nos dar uma ligada (9943 9656) ou nos enviar um email (euquero@aulasdeparkour.com.br). Abraços!

  5. Eu quero começar mas sosinho desanima, sou de ponta grossa e nao posso ir ate ai.. Algo a me dizerem?

    • Gilberto, procure uma galera da sua cidade para treinar com eles. Tem um pessoal que manda super bem na sua cidade. Procure por Parkour Ponta Grossa, no Facebook, e você encontrará essa galera!

      Abraços.

  6. Olá, eu moro em Santos-SP e gostaria de saber se vcs conhecem algum grupo ou lugar da minha região onde se pratica o parkour. Desde já, obrigado.

    • Oi, Felipe! Infelizmente não conhecemos, mas procure por algum grupo em sua cidade, no Facebook, provavelmente você encontrará e o pessoal te ajudará. Bons treinos e abraços!

  7. Olá, Sou Amador, Moro No Rio Grande Do Sul, Queria Muito Me Tornar Experiente Em Parkour, Como Os Praticantes Dos Videos Que Vejo, Enfim, Se Tiver Alguma Forma De Ajudar-me De Onde Estão, Eu Agradeceria =D http://facebook.com/wender.lima.15 se Puderem Entrar Em Contato Comigo Pra Eu Saber Que Viram Meu Comentario Melhor Ainda, Vim Atravez Do Canal Do Monark, Aprecio Muito a Atitude De Vocês, Abraços !!!

    • Valeu, Wender!

      O que poderíamos dizer a você é: Treino, estudo, treino e mais treino! Procure pessoas que treinam na sua região e se junte a eles, procure treinar sempre de forma segura, nunca esquecendo de fortalecer seu corpo e, acima de tudo, se divertir fazendo parkour!

      Quando passar por Curitiba, é só vir nos visitar!

    • Olá, nós não oferecemos aulas em Belo Horizonte. Mas procure pelo grupo Parkour Generations Brasil. Eles poderão te ajudar aí em BH. Abraços!

  8. Olá! Estou me mudando para o Montreal no Canadá aqui alguns meses e gostaria de saber se vocês por acaso conhecem grupos de Parkour por lá.

    Obrigada!