Header Image

Físicos

O Parkour tem um diferencial por ser uma atividade que trabalha o corpo como um todo. Suas técnicas, e a liberdade que o praticante encontra na execução de uma grande variedade de movimentos, o torna diferente de outras práticas e modalidades que exploram potencialidades mais específicas.

Essa variedade faz com que a prática do Parkour estimule a grande maioria dos componentes da motricidade global, fazendo com que esse desenvolvimento motor venha a refletir nas tarefas diárias dos praticantes.

Movimentos básicos como correr, saltar, rolar e equilibrar-se acabam desenvolvendo capacidades até então não estimuladas. O praticante pode notar melhoras em vários sistemas do seu organismo, desde seu sistema cardiorrespiratório até o sistema musculoesquelético. São notáveis os ganhos nos componentes da aptidão física com a prática do Parkour.

O objetivo é que o Parkour seja muito mais do que algumas horas de treino por dia, seja sim uma prática saudável que irá desenvolver o praticante por completo, refletindo melhoras no seu dia-a-dia, proporcionando qualidade de vida.

Mentais

O Parkour faz com que o praticante rompa padrões de movimentação, utilizando o ambiente de uma forma diferenciada. Esta vivência faz com que a pessoa desenvolva a criatividade, melhorando sua visão sobre o ambiente, criando novas possibilidades de movimentação.

Aspectos mentais estão diretamente relacionados com essa mudança de conduta do praticante. Ao conhecer novas possibilidades do seu corpo, fatores como o medo começam a anular suas ações como uma forma de proteção. O controle do medo está em entender até que ponto essa emoção é uma forma de proteção, ou um bloqueio na superação de desafios.

Outro aspecto, a disciplina, leva o praticante a entender que seu treinamento gera um maior conhecimento de si mesmo e suas limitações, ampliando assim suas possibilidades. Esse autoconhecimento ajuda na superação de medos e traumas, fazendo com que os desafios encontrados pelo caminho sejam superados, não só nos treinos, mas na vida como um todo.

O desenvolvimento físico precisa estar em equilíbrio com o desenvolvimento mental. Quando o praticante cria novas possibilidades, precisa acreditar e confiar em si mesmo, sabendo que a força que tem para tal ato veio de treinamento e que pode conseguir tudo que almeja se buscar com força de vontade.

Sociais

O Parkour é uma prática diferenciada da maioria das modalidades praticadas no Brasil e no mundo. Enquanto vários esportes são praticados visando a competição, a superação do adversário e o ganho de medalhas, troféus e premiações, o Parkour é um método de treinamento que corre no sentido contrário, visando o bem comum.

A prática foi criada com a premissa de “ser forte para ser útil”, uma vez que tem suas raízes em valores militares. Sendo assim, todo o desenvolvimento alcançado pelo Parkour visa tornar o praticante útil de alguma forma.

O objetivo almejado no Parkour vai desde suprir necessidades próprias à necessidades do próximo. O praticante busca estar apto e preparado para poder ajudar alguém que precise ou a si mesmo a qualquer momento. Mesmo o Parkour buscando aptidões físicas, outro ponto que acaba sendo desenvolvido são as atitudes, que começam a mudar até nas pequenas coisas no dia-a-dia.

No Parkour a força quando compartilhada, é maior. Acredita-se que os benefícios sociais de uma prática corporal são muito maiores quando, além de seus atributos técnicos e físicos, busca boas atitudes.

A competição é natural no ser humano, não sendo a toa que os maiores eventos mundiais geralmente são competitivos. No Parkour a competição não existe, independente do seu biótipo, idade ou classe social, a prática busca superação própria. Cada um possui seus próprios limites e são eles que devem ser superados.

No Parkour não existem elites, distinção entre os praticantes e hierarquias de habilidades. Acredita-se que “o melhor” não significa nada, sendo que não existe importância em ganhar ou perder. Visto dessa forma, o praticante repensa os reais valores na relação com o ambiente e com as pessoas ao seu redor.

A ideia é que a prática seja muito mais do que horas de treino, mas que forme um cidadão consciente do seu papel na sociedade. O Parkour torna-se uma grande ferramenta de intervenção social, valorizando a solidariedade e o respeito mútuo para que o sucesso seja obtido tanto como indivíduos quanto como comunidade.

Conheça suas capacidades, adquira novas habilidades e movimente-se com liberdade por uma vida mais saudável e divertida.

  • Melhora a autoestima
  • Sensação de bem-estar.
  • Redução da ansiedade e depressão.
  • Maior liberação de substâncias que melhoram o funcionamento do Sistema Nervoso Central
  • Melhora no sistema neuromotor, aumentando a coordenação motora.
  • Melhoras na respiração e do sistema imunológico.
  • Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.
  • Diminui a resistência à ação da insulina, resultando num melhor controle dos níveis de glicose no sangue.

2 thoughts on “Benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>